TORRE FORTE FM 88,5 -- a ((( AMIGA ))) da região de Buritama-SP
Peruíbe, Registro e Iguape aderem a programa estadual de saúde digital na rede pública; entenda
21/08/2024
Iniciativa permite o atendimento multiprofissional remoto por meio de teleconsultas e agendamento online de exames. UBS na cidade de Peruíbe (SP)
Prefeitura de Peruíbe/Divulgação
Peruíbe, no litoral de São Paulo, é a primeira cidade da Baixada Santista a aderir ao Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), do governo do Estado. Iguape e Registro, no interior paulista, também participam da iniciativa, que contempla pacientes de Unidades Básicas de Saúde e dos programas Estratégia de Saúde da Família.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o governo estadual, o modelo de Tele Atenção Primária em Saúde (TeleAPS) permite o atendimento multiprofissional remoto por meio de teleconsultas e agendamento online de exames. Além disso, oferece capacitações para profissionais da atenção básica.
A iniciativa acontece por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O investimento do programa previsto na ordem de R$ 166 milhões.
Leia também
EQUIPAMENTOS: Santos, SP, terá 1,5 mil novas placas instaladas em vias públicas;
TAPICURU: Espécie de ave se espalha pelo litoral de SP e acende alerta em relação às florestas;
PROGRAMAÇÃO: Kombi literária leva histórias sobre povos originários ao interior e litoral de SP
Como funciona?
Os teleatendimentos são geridos e monitorados por meio do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, inaugurado na segunda-feira (19) no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas, na capital paulista.
O Centro tem 98 estações de teleatendimento e um painel de monitoramento que apoiará as tomadas de decisão. Lá, serão coordenados os serviços de saúde e a monitoração dos resultados dos serviços prestados.
Por meio do TeleAPS, o paciente procura uma UBS com ou sem agendamento e, após a triagem, é encaminhado para uma sala de teleatendimento para consulta com um profissional especializado em Medicina de Família e Comunidade ligado ao HCFMUSP.
Após a consulta, o profissional da saúde orienta o paciente sobre os próximos atendimentos, medicamentos e entrega de documentos. Além dos serviços na UBS, serão disponibilizados tablets para quem precisar de acompanhamento domiciliar.
Baixada Santista e Vale do Ribeira
Desde abril – quando os teleatendimentos no estado começaram – até julho, Registro atendeu 143 pacientes pela modalidade na UBS da Família Vila Nova. Já em Iguape, foram 292 teleatendimentos na Unidade de Saúde da Família José Carlos Martins Ribeiro e, em Peruíbe, 147 na UBS Usafa Caraguava.
Até a primeira semana de agosto, o estado realizou cerca de oito mil teleatendimentos por meio do PD&I Saúde Digital. A ideia é expandir o modelo gradativamente para todas as cidades de São Paulo.
Além de Peruíbe, Iguape e Registro, a iniciativa já conta com a adesão de outros 27 municípios paulistas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos