TORRE FORTE FM 88,5 -- a ((( AMIGA ))) da região de Buritama-SP
Através da arte e do incentivo aos pequenos agricultores, 3º Festival da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular ocorre neste sábado, em Presidente Prudente
08/08/2024
Feira será realizada das 9h às 14h, em frente ao Coletivo Cultural Galpão da Lua, no Centro. 3º Festival da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular ocorre em Presidente Prudente (SP)
@gasalucinacao
Para celebrar os sete anos do “encontro da cidade com o campo”, através da arte e do incentivo aos pequenos agricultores e empreendedores, acontece o 3º Festival da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular, neste sábado (10), das 9h às 14h, em frente ao Coletivo Cultural Galpão da Lua, no Centro de Presidente Prudente (SP). Além da venda de diferentes produtos agroecológicos e orgânicos de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo, ainda haverá apresentações de música e de teatro gratuitas.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com a organização do evento, o diferencial da feira é a possibilidade de comprar alimentos agroecológicos e orgânicos, diretamente do pequeno produtor, com preço acessível e popular, como também promover e fomentar a economia popular e criativa.
Além disso, há a comercialização de uma série de outros produtos vinculados ao projeto da reforma agrária e à produção artesanal desenvolvida por moradores da cidade.
3º Festival da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular ocorre em Presidente Prudente (SP)
@gasalucinacao
Conforme uma das organizadoras do evento, Mari Palhares, a feira é mais do que um espaço dedicado à comercialização de produtos agroecológicos e sustentáveis.
“Ela é um espaço de resistência e transformação, onde a reforma agrária, a cultura e a economia popular se encontram para mostrar que um outro mundo é possível”, afirmou a organizadora.
O festival também contará com comidas e doces veganos, caseiros e artesanais, banca de livros, peças de crochê, biojoias, plantas e uma praça de alimentação variada.
Ainda conforme a organização, a partir de agosto, o evento contará com mais uma novidade na programação, que será o comércio de “pulgas”, originalmente chamado “marché aux puces”, que se caracteriza como um grande bazar ao ar livre.
“O evento contribui para a economia criativa regional e impacta diretamente no nosso município, dialoga com grupos diversos e fomenta a cultura popular. As pessoas podem esperar muita comida boa, de qualidade e com preço justo, música, teatro e muita diversão, perfeitos para se esquentar no frio que estamos esperando no sábado”, sintetizou um dos membros do Galpão da Lua, Thiago Munhoz.
3º Festival da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular ocorre em Presidente Prudente (SP)
@gasalucinacao
Feira da Reforma Agrária 🥦🌽
A Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular de Presidente Prudente surgiu em 2017 através de uma iniciativa do Galpão da Lua, em parceria com famílias assentadas no Pontal do Paranapanema.
Com o passar dos anos, o evento se tornou uma ação que “reúne, mensalmente, pessoas que acreditam na agroecologia, na reforma agrária e na cultura popular e se dedicam, cotidianamente, para tornar o mundo mais justo e igualitário”.
3º Festival da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular ocorre em Presidente Prudente (SP)
@gasalucinacao
Música e teatro 🎶🎭
A programação será embalada por apresentações que mesclam diferentes gêneros musiciais, como o rock clássico, o rock alternativo, heavy metal, samba, pagode e sertanejo. Além disso, haverá um espetáculo com a Companhia Pagu de Teatro.
Veja abaixo as atrações artísticas que estarão presentes no festival:
A banda Filhos da Ciça apresenta “Roxo”, em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Filhos da Ciça
Filhos da Ciça
A banda apresenta “Roxo”, em que exploram a mística da cor através da sensibilidade artística.
De acordo com a banda, as músicas transmitem mensagens de esperança e até mesmo desconfortáveis de ouvir, mas “necessárias para o momento que vivemos ou para se conectar até com o coração mais enrijecido pelas pisaduras do tempo”.
O grupo explora os gêneros musicais do rock clássico, o funk rock, o rock alternativo e o heavy metal.
Grupo Boasorte apresenta todas as músicas do álbum de estreia "Indelével"
Arquivo/Boasorte
Boasorte
O show da banda Boasorte, formada por Ingrid Rocha, Gabriel Abbade, Pedro Gazoni e Rodrigo Fukuda, apresenta todas as músicas do álbum de estreia "Indelével".
A ordem das canções costuma ser pensada e elaborada de maneira personalizada para cada apresentação.
Com uma energia vibrante e detalhes inéditos nas performances ao vivo, o espetáculo se destaca pela alternância e pela combinação de timbres de guitarra com sintetizadores, proporcionando uma experiência sinestésica e introspectiva ao público.
Grupo Só no Olhar faz um encontro de ritmo e melodia, harmonia e pulsação
Arquivo/Grupo Só no Olhar
Grupo Só no Olhar
Em um encontro de ritmo e melodia, harmonia e pulsação, a apresentação do grupo é dividida em três blocos que alternam entre os gêneros do samba e do pagode.
O primeiro bloco é iniciado com músicas de conhecimento popular, reverenciando os sambas mais antigos, tocadas nos principais sambas de roda. Já o segundo é realizado com músicas mais calmas e românticas.
Por fim, o último bloco é realizado com músicas mais animadas e que chamam o público para dançar e cantar junto com o grupo, finalizando com o clima geral bem alto.
Zé Junqueira e Anderson Chizzolini se apresentam no sábado (10)
Arquivo/Zé Junqueira e Anderson Chizzolini
Viola com Zé Junqueira e Anderson Chizzolini
Com o objetivo em comum de pulsar música juntos, o encontro entre os artistas desenvolve o “sentir musical” e o desejo de trazer para primeiro plano a musicalidade desenvolvida ao longo dos anos pelos dois músicos.
Com bateria, violão de sete cordas, ukulelê e live loop, a dupla apresenta composições instrumentais em arranjos criados coletivamente nos ensaios, que carregam as referências musicais formadoras dos dois artistas.
Companhia Pagu de Teatro apresenta o espetáculo "PRIMITIVA"
Arquivo/Companhia Pagu de Teatro
PRIMITIVA
A Companhia Pagu de Teatro apresenta o espetáculo "PRIMITIVA", que traz questões sobre o ser urbano a partir da relação entre modos de existir da mulher contemporânea e sua ancestralidade.
Através de um acontecimento cênico por meio do nariz, da boca, dos olhos e dos ouvidos, a companhia deseja provocar o encontro do público com modos de existir da mulher primitiva.
A Pagu acredita que experimentar cenicamente os modos de ser e estar dessas mulheres que tinham a natureza como mãe contribui para trilhar outros caminhos nas questões que atravessam a humanidade e na busca por outros modos de estar em cena.
Tendo a experiência como base e o palco a terra e as plantas, o espetáculo propõe que o público se sinta imerso por este outro lugar, “um lugar o qual não acessamos, um lugar esquecido, escondido, um lugar que se esvai cada vez mais pela mão do homem”.
Ainda de acordo com a companhia, a pesquisa deste trabalho permeia este “outro modo de existir e resistir através dos sentidos e dos sentires, onde mulher e natureza conversam, mostram a cura, a força e o poder”.
3º Festival da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular ocorre em Presidente Prudente (SP)
@gasalucinacao
Serviço📍
O evento ocorre em frente ao Galpão da Lua, localizado na Rua Júlio Tiezzi, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Presidente Prudente.
A feira terá tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante uma hora, das 10h às 11h, para pessoas com deficiência auditiva também conseguirem fazer suas compras.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente| em G1 / SP / Presidente Prudente e Região
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.